Crioterapia no Tratamento do HPV

A imagem apresenta um procedimento dermatológico de crioterapia, onde uma lesão cutânea na mão do paciente está sendo tratada com um dispositivo de aplicação de frio extremo. O profissional realiza a técnica utilizando luvas brancas, enquanto o aparelho de crioterapia, com ponta metálica e cabo azul e dourado, direciona o tratamento para a área afetada. Esse método é comum na remoção de verrugas e outras lesões de pele.

Um dos tratamentos mais utilizados no tratamento do HPV, por ser seguro e minimante invasivo, é a crioterapia. Trata-se de uma técnica que utiliza baixíssimas temperaturas para destruir o vírus responsável. Uma das vantagens deste tratamento para HPV se deve ao fato de que podem realizar o procedimento pacientes com marca-passo, pessoas que não podem se submeter a cirurgias e, ainda, em gestantes.

crioterapia é utilizada em dermatologia há mais de um século e pode ser chamada também de criocirurgia. No tratamento do HPV, o procedimento de dá por meio de jatos de nitrogênio liquido, ou seja, por meio de uma pistola especial, o dermatologista consegui atingir somente a região almejada. O nitrogênio líquido sai a uma temperatura de -35 graus centígrados e atinge a região alvo, destruindo-a.

Veja também Tratamento do HPV Porto Alegre.